Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Setur promove Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e o Encontro de Receptivos de Minas Gerais


Nos próximos dias 20 e 21 de junho, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) realiza o Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e o Encontro de Receptivos de Minas Gerais que acontecerá no Hotel San Francisco, em Belo Horizonte.

logos

Voltado para os representantes das instâncias de governança regionais de Minas Gerais, denominadas circuitos turísticos, e para as agências de turismo receptivo do Projeto Minas Recebe, a reunião tem por objetivo nivelar informações técnicas operacionais, propiciando momento de reflexão sobre a gestão pública e privada, bem como sobre a inovação e criatividade do turismo regional.

Além disso, o encontro visa a aproximação dos circuitos turísticos com representantes da iniciativa privada, estimulando o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de parcerias. Estão previstos cerca de 70 representantes dos circuitos turísticos, sendo 40 circuitos turísticos representados, 49 agências de turismo receptivo, além de entidades que compõem o Conselho Estadual de Turismo.

A Secretaria de Estado de Turismo, desde o ano de 2001, desenvolve a política pública de regionalização do turismo em Minas Gerais por meio dos circuitos turísticos, entidades sem fins lucrativos, que obtiveram seu reconhecimento com a publicação do Decreto de Lei 43.321/2003. Essa política é um modelo de gestão das regiões turísticas que seguem as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo.

Os circuitos turísticos abrigam um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando uma identidade regional. O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.

O Projeto Minas Recebe, pioneiro no Brasil, tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços e produtos turísticos oferecidos pelas empresas envolvidas com o turismo receptivo de Minas Gerais.  O Encontro, cujo público é composto exclusivamente por representantes de agências e operadoras de turismo receptivo de diversas regiões de Minas Gerais, participantes do programa Minas Recebe é uma forma de aproximar os empresários, além de discutir e alinhar questões relativas aos produtos mineiros e sua comercialização.

Para o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, o evento é essencial para o turismo. “Tendo em vista a dinâmica do mercado e diversidade das regiões mineiras, novos desafios para operação e comercialização dos produtos e roteiros turísticos são recorrentes, reforçando a importância da continuidade de reuniões técnicas para alinhamento e atualização de conteúdo, nivelamento de estratégias, proposições de ações e difusão de boas práticas. Vale ressaltar que este é o principal momento em que os empresários deste setor têm a oportunidade de se reunir para essa troca de informações e diálogo com a Setur”, reforça.

O Hotel San Francisco fica localizado à avenida Alvares Cabral, 967 – Lourdes, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário